O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Gestão Social (PDGS) funciona desde o seu início na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (EAUFBA). Fundada em 1959, a EAUFBA é uma das três primeiras instituições no campo da gestão que foram implantadas no Brasil. Com larga experiência no ensino, pesquisa e extensão, conta com um quadro de servidores e professores estáveis e reconhecidos em suas áreas de competência. Dispõe de infraestrutura moderna e adequada para o desempenho das atividades pedagógicas e de pesquisa.
O Mestrado Profissional e Interdisciplinar em Desenvolvimento e Gestão Social, que funciona desde 2006, é um desdobramento orgânico das atividades realizadas no âmbito do PDGS que, desde o final dos anos 1990, abriga grupos de pesquisa e mantém conexões com professores de diversas unidades da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e de outras instituições no País e no exterior.
Em sua história, o PDGS já titulou mais de 150 mestres. Suas turmas são oferecidas tanto a partir de demandas da sociedade, que resultam em apoio para o seu funcionamento, quanto em turmas gratuitas financiadas com recursos próprios. O programa busca apoiar a capacitação de lideranças estratégicas para a gestão social e contribuir para a formação de um quadro qualificado de gestores sociais que possam atuar com competência em organizações da sociedade civil, governos, empresas, interorganizações, redes e outras instituições.
Identidade do PDGS
O PDGS é uma iniciativa consolidada e reconhecida pelas suas contribuições na formação de quadros especializados e pela sua importância na difusão da gestão social como objeto de pesquisa e como instrumento de transformação social. É o primeiro programa de pós-graduação no Brasil a se dedicar, exclusivamente, a essa temática, e o único no Estado da Bahia. Durante sua trajetória participou da formação de técnicos e gestores do setor público e privado, empreendedores sociais, ativistas, políticos e lideranças de organizações associativas e movimentos sociais. O público-alvo do mestrado são profissionais de diferentes áreas, que atuem ou desejem atuar como gestores, líderes e empreendedores, em diversos contextos (diversas esferas e escalas territoriais de governos, políticas.
O programa é movido pela preocupação com o desenvolvimento social, principalmente voltado à dimensão do território. A missão do mestrado é apoiar a capacitação de lideranças estratégicas para a gestão social do desenvolvimento contribuir para a formação de um quadro qualificado de gestores de processos de desenvolvimento que possam atuar com competência em instituições vinculadas à sociedade civil organizada, empresas e governos.
O enfoque recai na capacitação de gestores com capacidade para desenvolverem tecnologias de gestão social e liderarem processos de transformação das relações entre estado, mercado e sociedade civil, contribuindo para a reconfiguração do espaço público e para o estabelecimento de efetivas parcerias público-privadas e boas práticas de governança territorial. Diversas tecnologias de gestão social foram concebidas e implementadas como resultado da formação de várias turmas do mestrado profissional. Durante essa profícua jornada, foi priorizado o estímulo à inovação e a produção de impactos sociais. Assim, a nossa cultura educacional é marcada pela inovação e relevância social.
O PDGS proporciona um ambiente acadêmico e de aprendizagem que encoraja gestores(as) a desenvolverem competências para: Analisar contextos, processos e impactos; elaborar e administrar ações, projetos e programas; Promover governança socioterritorial e administrar conflitos.
O programa inovou com a criação de uma tecnologia social original – denominada de Residência Social – e também com a promoção da formação e Residência Docente. Vários egressos do mestrado se destacam no exercício de cargos de alta responsabilidade e impacto em diferentes esferas de governo, de organizações e de empresas. Alguns estudantes obtiveram prêmios significativos pela atuação profissional marcada pelo empreendedorismo, relevância e inovação social.
Português, Brasil