O TCC (trabalho de conclusão de curso) consiste no desenvolvimento de uma Tecnologia de Gestão Social de Desenvolvimento Territorial – TGS.DT, com suporte de vários componentes curriculares e orientação de docentes especialistas, que deve ser preparada ao longo do período do curso e defendida perante uma comissão.
Desenvolvida a partir da aplicação de conhecimentos científicos, técnicas e expertises profissionais, a TGS.DT é um produto, processo, técnica ou metodologia de gestão social que apresenta uma proposta de solução para o enfrentamento de problemas sociais.
O desenvolvimento e constituição da TGS.DT envolvem capacidades analítico-propositivas e preza pelos princípios da ética, inovação, replicabilidade, aplicabilidade, acessibilidade, sustentabilidade e impacto.
A TGS.DT é uma produção técnica e/ou tecnológica, com apresentação em diversos formatos: artigos, patentes, planos, programas, projetos, manuais, protocolos, guias, protótipos, produções audiovisuais, sites, blogs, aplicativos, softwares, registros de propriedade intelectual, publicações tecnológicas, materiais didáticos e instrucionais, etc.
Independente do formato adotado, a TGS.DT integraliza uma estrutura básica com os seguintes elementos:
- Argumentação fundamentada da justificativa e relevância do problema social enfrentado em um território que será será objeto da pesquisa;
- Caracterização detalhada e fundamentada da TGS.DT proposta;
- Apresentação e fundamentação teórico-metodológica utilizada para a construção da TGS.DT;
- Análise crítica-reflexiva sobre os princípios de análise norteadores TGS.DT (ética, inovação, replicabilidade, aplicabilidade, acessibilidade, sustentabilidade e impacto), e análise de possíveis impactos da TGS.DT nos territórios.
Os objetivos do TCC na forma de TGS.DT são:
- Propiciar a reflexão teórico-prática, a partir dos fundamentos conceituais e analíticos oferecidos nos diversos componentes do curso e da prática de pesquisa empírica.
- Desenvolver habilidades para o trabalho técnico-científico e para a elaboração de produtos técnicos e tecnológicos com impacto no desenvolvimento territorial.
- Fomentar o espírito investigativo, crítico, reflexivo, propositivo e posicionado.
- Incentivar a aprendizagem da gestão social do desenvolvimento pela prática, contribuindo para o(a) mestrando(a) se dedique à sua educação continuada.
- Contribuir para o desenvolvimento de soluções para o enfrentamento de problemas identificados em diferentes esferas e escalas sócio- territoriais.
O desenvolvimento da TGS.DT é construído ao longo do mestrado com apoio dos diversos componentes curriculares. O julgamento da TGS.DT será realizado mediante defesa oral, em sessão pública junto a uma comissão julgadora a ser aprovada pelo Colegiado do PDGS. Esta comissão será integrada pelo orientador, dois professores doutores (um vinculado ao Programa e outro externo à instituição) e por um profissional com experiência significativa no campo de aplicação da TGS.DT proposta.
Os diferenciais do TCC na forma de TGS.DT são:
- Possibilita a elaboração de proposição de soluções efetivas que poderão ser (re)aplicadas e promover o desenvolvimento de territórios, a partir de interações entre o(a) mestrando(a) e os sujeitos que participam da solução do problema.
- Favorece a resolução de problemas sociais complexos, pois requer a relação interdisciplinar de conhecimentos teóricos e práticos.
- Visa promover impactos voltados para o interesse público-social.
- Estimula aprendizagens significativas dos atores sociais para aplicar a gestão social na busca de soluções para o enfrentamento de problemas relacionados ao desenvolvimento territorial.
- Promove o desenvolvimento da prática profissional ativa, possibilitando o autodesenvolvimento do pesquisador por meio da aprendizagem de conhecimentos, habilidades e atitudes relacionadas à gestão social do desenvolvimento territorial.
Repositório Institucional: Acesse o Link
Português, Brasil